Postagens

Mostrando postagens de Outubro 14, 2012

Projeto "Desenvolvimento de filtros integrantes e eco-barcos para o biomonitoramento da água dos rios"

Imagem
Desenvolver filtros com a função de promover o biomonitoramento da qualidade da água dos rios, estimular a conscientização ambiental e aplicar os conhecimentos técnicos na busca de soluções para o meio ambiente. Esses são os objetivos do Projeto "Desenvolvimento de Filtros Integrantes e Eco-Barco para o Biomonitoramento da Água dos Rios", desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação da professora Carmem Gilda Dias. O Projeto integra atividades das Faculdades de Engenharia Naval, Engenharia Mecânica e Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA.

Conservação de água doce para atingir segurança alimentar

Imagem
O Projeto Várzea é uma parceria entre o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e o WWF-Brasil, a qual envolve uma rede informal de organizações governamentais e não-governamentais, movimentos sociais, instituições de pesquisa - para o desenvolvimento de sistemas de co-gestão dos ecossistemas aquáticos e seus recursos na região do baixo Amazonas.

Entre os objetivos do Projeto estão o desenvolvimento de sistemas de manejo comunitário para as atividades de pesca da várzea, a viabilização de alternativas econômicas para diversificar as fontes de renda das famílias ribeirinhas, a realização de pesquisas sobre a pesca comercial desenvolvida naquela região, a realização de programas de educação ambiental, a criação de políticas para a gestão participativa das atividades pesqueiras e atividades de fortalecimento das organizações e associações locais.

Atualmente é um dos sistemas de manejo comunitário (florestal e aquático) mais bem sucedido na Amazônia. É um processo long…