Aves da Amazônia compõem grande parte do acervo de fotógrafo de natureza



Rudimar Narciso Cipriani foi à Floresta Amazônica três vezes e flagrou espécies raras, com o beija-flor-brilho-de-fogo.
Rudimar Narciso Cipriani é um dos fotógrafos de natureza mais respeitados do País. Dedicado a registrar a rica e diversa avifauna brasileira, teve a oportunidade de ir à Amazônia pela primeira vez em 2007. Desde então, empreendeu outras duas viagens à floresta, a mais recente este ano. Nesta última, realizou o sonho de fotografar o urirapuru-verdadeiro e o beija-flor-brilho-de-fogo. 


Na primeira expedição à Floresta Amazônica, em 2007, Cipriani visitou a Cachoeira da Pedra Furada e conheceu belezas preservadas no município de Presidente Figueiredo. Mas foi o flagrante de galos-da-serra disputando a atenção das fêmeas nas arenas que o inspirou a retornar anos mais tarde para desbravar outras localidades igualmente ricas em biodiversidade.

Em 2015, não apenas Manaus e Presidente Figueiredo entraram na rota do fotógrafo.

Em Novo Airão, teve o privilégio de estar diante do rabo-de-arame, pequena e importante ave de coloração vistosa. Nas águas do rio Negro, Cipriani fotografou o boto-cor-de-rosa. Mas não foi daquela vez que o beija-flor-brilho-de-fogo se deixou registrar pelo fotógrafo de técnica apurada e olhar atento à natureza.

Ao retornar à grande floresta, em 2017, Rudimar Cipriani celebrou os dez anos da primeira expedição. Novamente, teve a chance de fotografar o galo-da-serra. E desta vez também conseguiu flagrar uma lenda amazônica: o uirapuru-verdadeiro. “Poder contemplá-lo de perto, ouvindo o mais belo e melodioso canto de todas as aves foi a maior emoção que vivi até hoje como fotógrafo de natureza”, diz.

A viagem recente não haveria de chegar ao fim sem que Cipriani experimentasse outra alegria quando o beija-flor-brilho-de-fogo finalmente se mostrou para as lentes. “Trouxe para meu acervo fotos do maior e mais belo beija-flor do Brasil.”

Cipriani costuma dizer que todas as expedições realizadas representam muito pouco diante da grandeza e pluralidade da Amazônia. “Estar na maior floresta tropical do mundo fez com que eu me sentisse parte integrante deste universo de recursos naturais. Também me fez refletir sobre a importância que a Amazônia representa para a humanidade.” 


 ____











Imagens:

1- João-pinto tem canto melodioso e um modo curioso de buscar alimentos (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
2- Paisagens da Amazôna também compõem o acervo do fotógrafo de natureza (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
3- Beija-flor-brilho-de-fogo é considerado o maior beija-flor do Brasil (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
4- Sagui-de-mãos-amarelas ocorre na Amazônia brasileira e nas Guianas (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
5- Iratauá-pequeno vive aos pares ou em grupos espalhados (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
6- Uirapuru-verdadeiro mede cerca de 12,5 centímetros.
______________
 Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/aves-da-amazonia-compoem-grande-parte-do-acervo-de-fotografo-de-natureza.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.