DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS (RAMSAR) - 02 DE FEV - SUA IMPORTÂNCIA E CONSERVAÇÃO

Dia Mundial (e a importância) das Zonas Úmidas



O texto que se segue (bem como os desenhos) foi extraido de uma brochura de 2009 do ICNB (agora ICNF) sobre as Zonas Húmidas e a Convenção de Ramsar:(Portugal)

O que é o Dia Mundial das Zonas Úmidas?
Nos finais de Outubro de 1996, na 19ª Reunião do Comité Permanente da Convenção de Ramsar, o dia 2 de Fevereiro foi oficialmente instituído como o Dia Mundial das Zonas Úmidas. 

Esta data coincide com o aniversário da assinatura da Convenção sobre Zonas Úmidas (Convenção de Ramsar), a 2 de Fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, nas margens do Mar Cáspio.

O Dia Mundial das Zonas Úmidas é uma oportunidade dos governos, organizações e da população em geral, realizarem grandes ou pequenas, mas significativas, ações no sentido da sensibilização das populações para as funções e valores das zonas úmidas, particularmente das Zonas Úmidas de Importância Internacional (inscritas na lista da Convenção sobre Zonas Úmidas).


O que é uma Zona Úmida?

Uma Zona Úmida é uma área de sapal, paul, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas até seis metros de profundidade na maré baixa e zonas costeiras e ribeirinhas.

Zonas Úmidas que é preciso proteger porque são muito importantes...
·         Controlam inundações e a erosão, porque retêm e absorvem a água de grandes chuvadas e a vegetação reduz a velocidade da corrente.
·         Purificam a água, ao reterem substâncias poluentes, que acabam por se transformar, tornando-se inofensivas.
·         Alimentam reservatórios naturais subterrâneos de água doce, que o homem utiliza para diversos fins.
·         Abrigam e alimentam aves migradoras e outras espécies, em particular durante a reprodução, sendo fundamentais para a sua conservação.
·         Contrariam o efeito de Estufa, uma vez que a vegetação retém o dióxido de carbono que, em excesso no ar, impede as radiações solares de se libertarem para o espaço.
·         Protegem a costa contra tempestades, porque a vegetação reduz a ação do vento, das ondas e das correntes.

 e porque muitas estão ameaçadas

Apesar da sua importância ecológica, estética e cultural, as zonas úmidas foram consideradas, durante muito tempo, áreas marginais que deveriam ser transformadas em terra seca.
Algumas atividades recreativas, construção desordenada de casas, alteração profunda dos cursos dos rios (por extração de água, construção de canais e barragens), remoção da vegetação das margens, poluição e certas atividades agrícolas ameaçam atualmente as zonas úmidas pelo mundo, que por estas razões foram reduzidas a metade da área durante o século XX.
para as proteger existe a Convenção de Ramsar

A Convenção sobre Zonas Úmidas constitui um tratado inter-governamental adotado em 2 de Fevereiro de 1971 na cidade iraniana de Ramsar. Por esse motivo, esta Convenção é geralmente conhecida como “Convenção de Ramsar” e representa o primeiro dos tratados globais sobre conservação.»

Fonte:



Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.