Postagens

Mostrando postagens de Abril 15, 2012

VAI FICAR SÓ CRATERAS !

           Dentre os principais motivos do acelerado processo de extração de materiais minerais para a construção civil, como areia e saibro, e da problemática ambiental nesta área da Ilha de Mosqueiro destaca-se: a-A exaustão de antigas áreas de exploração por lavra ou desmonte na Região Metropolitana de Belém (RMB), composta além de Belém pelos municípios de Ananindeua, Marituba e Santa Barbara do Pará; b-Com o crescimento populacional urbano na RMB, ampliou-se a demanda por matérias, via reforma e construção de moradias e outras edificações, como condomínios verticais e horizontais; c-Segundo especialista o mercado da construção civil estará aquecido pelos próximos cinco anos, o que demandará grande volumes de materiais para construção civil e d- Também, segundo especialistas, muitos projetos de obras públicas na área de habitação popular e saneamento estarão sendo alavancados pelas diversas esferas de governos, portando tais obras necessitam de matérias de qualidade e às proximid…

NOSSO LIXO DE CADA DIA

Imagem
Mosqueiro é umas das poucas ilhas de Belém que possui coleta domiciliar de lixo, denominada porta-a-porta. A ilha configura-se com uma parte urbanizada e populosa e outra rural, onde não existe coleta de lixo nem água potável.
 Até final 1998, toda a produção do lixo produzido na ilha, desde o doméstico até os entulhos, podas e bota-fora, etc., era depositada em lixões á céu aberto. Só a partir de 1999, o lixo de Mosqueiro teve como destino o Lixão do Aurá, considerado Aterro Sanitário, na cidade de Ananindeua, Grande – Belém. O lixo hospitalar, também a partir daquela data teve a destinação correta, ou seja, a incineração. Para técnicos ligados à área ambiental, o Lixão do Aurá está com sua capacidade exaurida, colocando em risco a muito tempo, através do chorume, os mananciais de águas que abastece a cidade de Belém
Segundo o IMAZON (Instituto do Homem e do Meio Ambiente), a produção estimada de lixo na Grande Belém é de 1milhão de toneladas ou 1,3 quilo por pessoa dia.…