PEIXES E FRUTOS DO MAR NA ILHA DE MOSQUEIRO

                                                              Filhote, Praia Grande - Mangueiras, Mosqueiro
Na culinária os frutos do mar são animais extraídos do mar, tais como crustáceos, moluscos e outros pequenos animais marinhos, com exceção dos peixes. O termo em inglês seafood no entanto engloba os peixes em seu "conjunto semântico".
Os vários tipos de marisco são fontes de nutrientes essenciais. Grande parte deles fornecem vitamina B, que é necessária à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção de um sistema nervoso saudável. Fornecem também zinco, que é um elemento importante para a produção de proteínas, cicatrização de feridas e desenvolvimento dos órgãos do aparelho reprodutor. Os mariscos possuem igualmente outras vitaminas e minerais, em maior ou menor proporção, incluindo as vitaminas B1, B2 e niacina, selénio, cálcio, magnésio e iodo.
                                          Pescada branca, Cajueiro - Mosqueiro
Vale ainda lembrar que os frutos do mar, tais como: lula; siri; caranguejo; camarão; lagosta etc, com exceção dos peixes, é riquíssimos em sódio. Reduzir o consumo desses alimentos é indispensável para quem precisa manter uma dieta moderada de consumo de sódio.

                                          Camarão regional e siri, Furo das marinhas - Mosqueiro
Na ilha de Mosqueiro, a atividade pesqueira de captura de peixes e de algumas espécies de fruto do mar, como camarão, siri e caramujo, releva-se ainda enquanto cultura e patrimônio de uma comunidade tradicional manifestado de diversas formas sejam através do saber sobre os sistemas ecológicos locais e das relações socioambientais, moldada na faina diária, na construção das embarcações e confecções de apetrechos, no uso do pescado e frutos do mar na dieta e culinária das comunidades, etc.

                                          Caramujos, substrato da Praia do Ariramba - Mosqueiro
 Fonte:
- Ligia Begot, Alliny Bresson; e Fábio Mourão: Diagnóstico da pesca em Mosqueiro, mimio.
- LEÃO, Pedro da Silva. ILHA DE MOSQUEIRO: Práticas de Pesca Sustentável numa Comunidade Tradicional da Amazônia – Estudo de Caso. 2011.92 p. IN.: mosqueirando.blogspot.com/
 - pt.wikipedia.org/

Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.