O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


O conceito de desenvolvimento sustentável tem sido derivado das deficiências percebidas nos modelos anteriores de crescimento econômico e desenvolvimento, que não fornecem uma base suficientemente ampla para fazer julgamentos equilibrados a respeito dos custos e benefícios das políticas diferentes e tendem a se concentrar nos ganhos curto prazo em detrimento das aspirações de longo prazo
O desenvolvimento sustentável é simplesmente "o" desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades "(WCED, 1987). Nesse sentido, o desenvolvimento está relacionado à qualidade de vida e não deve ser confundido com crescimento econômico, embora seja claro que ambos estão intimamente ligados dentro dos sistemas do nosso mundo moderno. Em outras definições e padrões para o desenvolvimento sustentável é feita a definição prévia de várias maneiras, por exemplo :
"A gestão e conservação dos recursos naturais e a orientação de mudanças tecnológicas e institucionais de forma a garantir a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável conserva (terra), água, plantas e recursos genéticos (animais), não degrada o meio ambiente, e tecnologicamente adequadas, economicamente viável e socialmente aceitável "(FAO Conselho, 1988). "Uso, conservação e melhoria dos recursos da comunidade para manter os processos ecológicos e sobre a qual o poder de aumentar a vida, agora e no futuro, a qualidade geral da vida" (Conselho de Governadores da Austrália, ESD, , 1992).
Todas essas definições reconhecer que a sustentabilidade das atividades que proporcionam bem-estar humano depende da manutenção das funções ambientais por si só, direta e indiretamente, contribuem para o bem-estar humano. Isso se refere à capacidade dos processos naturais e componentes para fornecer bens e serviços que satisfaçam as necessidades humanas.
Fonte: http://www.fao.org/docrep/003/x3307s/x3307s00.htm

Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.