Postagens

Mostrando postagens de Junho 13, 2010

JOSÉ SARAMAGO

Imagem
Protopoema


Do novelo emaranhado da memória, da escuridão dos
nós cegos, puxo um fio que me aparece solto.
Devagar o liberto, de medo que se desfaça entre os
dedos.
É um fio longo, verde e azul, com cheiro de limos,
e tem a macieza quente do lodo vivo.
É um rio.
Corre-me nas mãos, agora molhadas.
Toda a água me passa entre as palmas abertas, e de
repente não sei se as águas nascem de mim, ou para
mim fluem.
Continuo a puxar, não já memória apenas, mas o
próprio corpo do rio.
Sobre a minha pele navegam barcos, e sou também os
barcos e o céu que os cobre e os altos choupos que
vagarosamente deslizam sobre a película luminosa
dos olhos.
Nadam-me peixes no sangue e oscilam entre duas
águas como os apelos imprecisos da memória.
Sinto a força dos braços e a vara que os prolonga.
Ao fundo do rio e de mim, desce como um lento e
firme pulsar do coração.
Agora o céu está mais perto e mudou de cor.
É todo ele verde e sonoro porque de ramo em ramo
acorda o canto das aves.
E quando num largo espaço …

BALEIAS: PRESSÃO FINAL PARA O FIM DA CAÇA

Imagem
....................................................................................................................................
https://secure.avaaz.org/po/whales_last_push/?cl=619959688&v=6647
Em alguns dias, a Comissão Baleeira Internacional se reunirá em Agadir, Marrocos, para votar em uma proposta que legalizaria a caça comercial de baleias pela primeira vez desde 1986.
A opinião pública global é contra esta proposta, mas países a favor da caça de baleias estão defendendo-a fortemente. Vamos garantir que nossas vozes sejam ouvidas.
A Avaaz tem uma equipe em Agadir, colocando outdoors, publicando anúncios de primeira página em jornais e construindo um contador gigante com o número de assinaturas na petição, atualizado constantemente para mostrar que as pessoas ao redor do mundo se opõe à caça de baleias.


Vamos dar gás a essa campanha massiva! Nos ajude a chegar a 1 milhão de assinaturas -- assine a petição abaixo, e passe para todos que você conhece:
Acesse: https://secure.av…

ESPÉCIES AMEÇADAS DE EXTINÇÃO

Imagem
PEIXE-BOI OU MANATI
NOME COMUM: Peixe-boi ou Manati, também chamados de guaraguá e, no caso da espécie marinha, vaca-marinha.
NOME EM INGLÊS: Manatee
FAMÍLIA: Triquequídeos
CLASSE: Mammalia
FILO: Chordata
SUBFILO: Vertebrata
ORDEM: Sirênios.
ESPÉCIE MARINHA: Trichechus manatus.
ESPÉCIE FLUVIAL AFRICANA: Trichechus senegalensis
ESPÉCIE FLUVIAL SUL-AMERICANA: Trichechus inunguis
PÊSO: 700 kg de peso
COMPRIMENTO: Até 4,5 m
HÁBITOS: De hábitos solitários, raramente são vistos em grupo fora da época de acasalamento.
HABITAT:Costa Atlântica Americana, desde a Georgia até Alagoas. As duas espécies fluviais vivem, uma, no oeste da África, e a outra, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
CARACTERÍSTICA: Com corpos robustos e pesados e cauda achatada, larga e disposta de forma horizontal Dentadura reduzida a molares, que se regeneram constantemente.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de algas, aguapés, mangue, capins aquáticos entre outras plantas. Com isso controlam o crescimento das plantas aquáticas …

Moacir Gadotti e a sustentabilidade na educação

Imagem
O pedagogo brasileiro Moacir Gadotti trabalhou na redação da Carta da Terra - tratado internacional que contém princípios éticos para a vida no século 21 - e defende seu uso nas escolas e universidades. Para o diretor do Instituto Paulo Freire e conselheiro do movimento Carta da Terra Internacional, o documento é uma ferramenta essencial para a transformação do mundo em um lugar justo e pacífico
Natália Mello
Planeta Sustentável - 21/04/2010
http://planetasustentavel.abril.com.br/ambiente/
Quando trabalhou ao lado de Paulo Freire – o maior especialista em educação que o Brasil já teve – o pedagogo Moacir Gadotti conheceu de perto a “Pedagogia do Oprimido”, segundo a qual o sistema de ensino impõe os valores das classes dominantes ao menos favorecidos. Hoje, é um ativista da educação para a sustentabilidade e afirma com ênfase que “o planeta é um grande oprimido”.

Com 42 títulos publicados, o educador lecionou na USP, Unicamp, PUC-SP e PUC-Camp, e hoje dirige o Instituto Paulo Freire – IPF…

GASTRONOMIA

FILHOTE NO TUCUPI




INGREDIENTES:

-1 quilo de filhote (só o filé) ou outro peixe da sua preferência
-1/2 quilo camarão fresco
-1/2 litro de tucupi
-2 maços de folha de jambú

TEMPEROS:

-alho
-limão
-cheiro-verde
-pimenta
-folha de chicória
-cebola
-tomate
-azeitonas
-sal (a gosto)
-2 cubos de caldo de camarão
-azeite de oliva
-5 ovos
Modo de Preparo
Lave bem o peixe, o camarão com limão e tempere usando o alho (socado), sal, pimenta, o cheiro-verde e a chicória. Depois coloque tudo em uma panela e acrescente cebola e tomate (sem semente), cortados em pedaços grandes, as azeitonas, o azeite de oliva e os cubos de caldo de camarão, já dissolvidos.

Refogue bem até ficar com pouco molho e reserve. Em outra panela, ferva as folhas de jambú apenas em água e sal, até que ela adquira a cor verde escuro. Quando estiver no ponto, escorra e reserve.

Cozinhe os 5 ovos e reserve também. Em uma outra panela, ferva o caldo de tucupi junto com 1 ou 2 pimentas de cheiro e folhas de chicória para realçar o sabor.

Em seguida, …

MEIO AMBIENTE NA TELONA

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/

Postado por bcamara - 16 jun 2010
.....................................................................................
Chegou ao fim o XII Festival Internacional de Cinema Ambiental, na Cidade de Goiás. Já consagrado mundialmente entre os festivais do ramo, o FICA premiou 10 produções, entre nacionais e estrangeiras. O grande campeão foi o filme chinês Heavy Metal (Hu Xiao de Jin Shu), que conta a saga de 50 mil trabalhadores da China que diariamente se expõem a doenças e acidentes para reciclar duas milhões de toneladas de lixo eletrônico a cada ano.
Do lado de cá do planeta, a reciclagem também chamou atenção no festival. “Efeito reciclagem”, dirigido pelo australiano Sean Walsh, mostra como a atividade ainda enfrenta preconceitos e é negligenciada na cidade de São Paulo. Dentre os premiados nacionais, também teve espaço para uma produção indígena. O média-metragem “Caçando capivara”, rodado pelos índios Maxakalli, de Minas Gerais, fala dos co…

LULA E MINISTRA DO MEIO AMBIENTE SE DIZEM CONTRÁRIOS À VOTAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

Imagem
................................................................................
www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/
Postado por Laura Fuser 16/06/10

Após um longo silêncio sobre os rumos que a alteração do Código Florestal tomou nas últimas semanas, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira resolve falar sobre o tema. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Izabella disse que a posição do governo é contrária à votação do Código este ano. "Não é matéria para ser votada em ano de eleição", disse a ministra, após conversar sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a ministra, as mudanças em debate na Câmara inviabilizariam o cumprimento das metas de redução das emissões de gases de efeito estufa propostas pelo governo. Em sua avaliação, o maior obstáculo ao cumprimento das metas é a dispensa de áreas de proteção ambiental nas propriedades de até quatro módulos fiscais. Segundo a reportagem, isso desobrigaria 90% dos proprietários de terra …

OCEANO COBRIU UM TERÇO DE MARTE A 3,5 BILHOES DE ANOS, MOSTRA ESTUDO

http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2010/06/oceano-cobriu-um-terco-de-marte-ha-35.html
16/06/2010
Um vasto oceano cobriu um terço de Marte há cerca de 3,5 bilhões de anos, indica um estudo divulgado nesta segunda-feira (14) pela Universidade do Colorado, nos EUA.
Analisando marcas deixadas por rios ancestrais, como deltas e sulcos, os pesquisadores perceberam que a foz de muitos cursos d’água tinha altura coincidente, indicando a existência de um oceano.
Segundo a pesquisa, o imenso lago cobriu 36% do planeta, e o volume de água equivalia a cerca de um décimo dos oceanos atuais da Terra.
O estudo indica que o Planeta Vermelho já teve um ciclo hidrológico parecido com o do nosso planeta, incluindo chuvas, água corrente, formação de nuvens, de gelo e acumulação de água no subsolo. (Fonte: Folha.com)
SAIBA MAIS SOBRE MARTE
Introdução
Marte é o quarto planeta em distância em relação ao Sol e pode ser visualizado sem ajuda de telescópio do planeta Terra. Tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se…

O JULGAMENTO DE DUCIOMAR

http://edilzafontes.blogspot.com/
15/06/2010
Foram julgadas três preliminares. A primeira dizia que o processo já havia sido julgado, e tinha sido dado uma multa ao prefeito e, portanto, o processo não poderia ser julgado novamente. Esta preliminar, o Duciomar perdeu.

A segunda preliminar, defendida pelos advogados de Duciomar dizia, que o prefeito não tinha tido direito de defesa. Esta segunda preliminar, Duciomar também perdeu, foi considerado que ele teve amplo direito de defesa.

A terceira preliminar, de intempestividade, ou seja, de decadência do processo, argumentava que o processo deu entrada no TRE às 18h50, do dia 5 de outubro de 2008, portanto, fora do prazo eleitoral que estabelecia, que qualquer ação referente ao primeiro turno deveria ter entrado até às 18h do dia 05 de outubro de 2008. Quando a ação deu entrada às 18h50, foi considerado prazo legal, para as ações que tem como limite o dia 06 de outubro, portanto fora do prazo para ações do primeiro turno.

O voto favorável a D…

Movimento ambientalista divulga manifesto contra flexibilização do Código Florestal brasileiro

Fonte: http://www.terramar.org.br/oktiva.net/1320/nota/159374

Em repudio a iniciativa da comissão especial que discute mudanças no Código Florestal na Câmara dos Deputados Federais – Comunidades, Fóruns, Redes e ONGs que lutam pela garantia de território das populações tradicionais e preservação ambiental na Zona Costeira, apresentam seus argumentos denunciando tentativa de favorecimento ao agronegócio por traz do debate da flexibilização. Leia aqui o manifesto e quem assina:
Manifesto das comunidades tradicionais e organizações não-governamentais que lutam pela proteção da Zona Costeira.
Nós, comunidades costeiras e organizações não-governamentais que lutam pela proteção da Zona Costeira e por um desenvolvimento mais justo e sustentável, abaixo assinadas, repudiamos quaisquer alterações no Código Florestal Brasileiro propostas na Comissão Especial que trata do tema na Câmara dos Deputados, sem que antes sejam devidamente ouvidas nossas organizações.
Entendemos que a Lei 4.771/…

O pescador - 1925- Tarsila do Amaral

Imagem

AMAZÔNIA AZUL

artigo de Anchieta Mendes


Amazônia Azul. Fonte: Revista Horizonte Geográfico

[EcoDebate] - 11/06/2010


Detentor do título e da Medalha de Amigo da Marinha, o que muito me honra, tomo a liberdade de tecer despretensioso comentário a respeito da “Amazônia Azul”, importantíssimo assunto que deve ser conhecido por todos os brasileiros.

E é a Marinha do Brasil, como a guardiã da nossa imensa costa, a maior interessada, a grande batalhadora na defesa do mais alto interesse nacional. A discussão, a defesa desse projeto tem merecido o apoio de todas as instituições, do Itamaraty, das Universidades, das classes produtoras, dos Estudantes e do povo, de modo geral. Mas a proposta brasileira tem recebido crítica e contestação de alguns países, tais como ao questionamento feito pelos Estados Unidos na Comissão de Levantamento da Plataforma da ONU.


Envolvem-se interesses internacionais de grande significação e repercussão. Interesses estratégicos e econômicos. Se o Brasil não se preocupar e lutar com den…

Amazônia Azul sosriosdobrasil

Imagem